A sombra fresca de um Freixo junto às águas despertou a inspiração para a criação desta canção que se enquadra no tema da proteção da Natureza.
Tornou-se mais abrangente e é também uma homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles (fundador das Reservas Naturais em Portugal) e a todas as pessoas que almejam deixar um (bom) Legado. Música pop atual, independente, com referências claras ao melhor da história da canção nacional e da atualidade da pop internacional.
Videoclipe conceptual lançado em simultâneo. A capa do single é uma peça de cerâmica artística que fez em conjunto com o seu pai, que é ceramista.
José Pedro Henriques começou a aprender música 13 anos na Academia de Música ‘Sinfonia’, de Alcobaça. Adotou a sigla artística ‘josep.h.’, que não é mais do que uma abreviatura do seu nome.
Nasceu em Alcobaça, mas reside em Évora, onde se licenciou em arquitetura paisagista. É apaixonado pelas paisagens, gentes e cultura do Sul do país.
Estreou-se a solo com o EP a solo “Carne e Osso Como Tu” (2017). Depois desse momento, editou mais cinco trabalhos.
Em 20 de outubro de 2023 lançará o seu novo single 'O Legado'. Planeia lançar o seu primeiro LP em 2024, compilando todos os singles já lançados e editando, simultaneamente, um conjunto de canções inéditas.